De que forma medir valor através da prestação de serviço?

Um dos maiores desafios do secretariado (e do RH) é medir o valor da sua prestação de serviço, já que não há comercialização de nenhum produto ou mesmo algum tipo de cobrança por serviço, como o conserto de um sapato, por exemplo.

As atividades prestadas por assessoria executiva, seja no trabalho feito de forma individual ou nos "pools" de atendimento, são de suporte àqueles que de alguma maneira atuam diretamente com o objetivo-fim da empresa.

Um assistente que presta suporte para um time de vendedores, que recebe os pedidos de vendas, emite as notas para o faturamento, confere o envio dos pedidos e cuida da agenda de visita dos vendedores, é também um vendedor? Ou, uma assistente que presta serviços em um escritório de advocacia, que agenda as reuniões e recebe os clientes, que acompanha o pagamento da mensalidade da OAB da equipe de advogados, que organiza as agendas de acordo com os julgamentos que são marcados, se torna um advogada a partir da experiência? Claro que não.

A medida do valor dessa atividade está inteiramente ligada ao valor do tempo poupado dos profissionais-chave da empresa.

Oras, quanto custa a hora efetiva de um CEO? Essa hora "tão cara" deve ser usada em atividades de base e de suporte ou deve ser empregada de forma efetiva naqueles que são os objetivos e metas da empresa? Um engenheiro deveria ter suas horas dedicadas exclusivamente às atividades que levarão a empresa para um novo patamar de crescimento ou se dedicar ao "vai e vem" das negociações de uma passagem aérea com a agência de viagens?

Esse valor pode variar muito de acordo com o tamanho da empresa e seu setor, mas, internamente, é possível chegar em um número que possa servir de base para a oferta salarial dos assessores, tanto quanto do cálculo de suas metas para fins de Participação nos Lucros e Resultados da empresa, ou, ainda, servir de base para que a assistente suba mais um degrau em termos de responsabilidade e de ganhos através de uma promoção.

Se você não sabe quanto custa para empresa a hora do(s) seu gestor(es) para poder fazer o cálculo do valor das suas atividades, experimente listar algumas delas e colocar um preço de acordo com os feedbacks que você recebe, ou o valor dos negócios fechados que você de alguma forma ajudou ou ainda com o valor da substituição desse trabalho. Por exemplo: quanto custaria pra empresa refazer o Pool que você trabalha hoje? Tanto em questão de valor salarial, quanto do valor investido para montar o departamento físico e tecnologicamente falando?

É bastante provável que esse exercício te traga novas ideias com novas tarefas de maior valor agregado ao seu dia a dia.










Comentários